SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
COLNIZA MATO GROSSO
E-mail institucional-CLN.EE.Vinicius.Mora@seduc.mt.gov.br
PROFESSORAS: VEREDIANA VIEIRA KELLER, MARIA GORETTI ANTONELO E LIA PATRICIA BETTI MARTINS.
Turmas envolvidas: 1ª 2ª 3ª fase do 3º ciclo e 1º ano do ensino médio vespertino
Participação: 2º fase do 2ºciclo B e C
Participação especial professora Sandra Mara
PROJETO SOLETRANDRO
PROBLEMATIZAÇÃO:
A Deficiência ortográfica
JUSTIFICATIVA
A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Dessa forma estaremos estimulando a solidariedade e o espírito competitivo, além de estarem acompanhando as atividades práticas realizadas através do trabalho interdisciplinar, nas quais o aluno se torna sujeito da sua aprendizagem, valorizando seu crescimento pessoal.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Dessa forma estaremos estimulando a solidariedade e o espírito competitivo, além de estarem acompanhando as atividades práticas realizadas através do trabalho interdisciplinar, nas quais o aluno se torna sujeito da sua aprendizagem, valorizando seu crescimento pessoal.
METODOLOGIA
A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.
Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumiaem decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa. REGULAMENTO
A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.
Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia
- A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental e médio da Escola Estadual Vinícius de Moraes.
- As inscrições serão dentro de cada sala com O professor de Língua Portuguesa.
- Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola.
- A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor.
- A 1ª fase será na sala onde os dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase.
- A 2ª fase será no saguão da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas dois alunos para a grande final.
- Premiação 1º ,2º e 3º lugar RECURSOS HUMANOS
Pr ofessores
Coordenador Pedagógico
Alunos
Coordenador Pedagógico
Alunos
Articuladora
Comunidade escolar
Comunidade escolar
Direção
RECURSOS MATERIAIS- Dicionário
- Banco de palavras
- câmera digital
- Som
- Microfone
- Banco de palavras
- câmera digital
- Som
- Microfone
AVALIAÇÃO
Será contínua e de acordo com o desempenho participação interesse de cada aluno nas atividades propostas.
ANEXO
1º lugar
2º lugar
Os jurados:Paulo,Ceres e Vera
As finalistas
torcida organizada
Alunos da 2ª fase do 2º ciclo
finalistas
3º lugar
disputa 1º e 2º lugar
1º,2º e 3º lugar
vencedora
2º lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário