1-Observe e compare as duas pinturas a seguir: A primeira é o quadro O grito de (1893),de Edvard Munch (1893-19440,pintor expressionista da transição do século XIX para o século XX;a outra,também chamada O grito,é de Caulos,artista plástico da atualidade.
                                  O grito,de Caulos  
                                                              













                                                    O grito de,Edvard Munch                                                                       


2. O quadro de Edvard Munch foi pintado no final do século XIX. Observe o espaço retratado, a personagem que está em primeiro plano. A personagem central tapa os ouvidos com as mãos e tem olhos e boca bem abertos. Que impressões a personagem e a tela como um todo transmite?

3.Observe agora o quadro de Caulos.Pintado um século depois do de Munch,o quadro de Caulos faz uma "releitura" do quadro de Munch,isto é,cita em seu quadro a tela de Munch.

A.Que elementos do quadro de Caulos nos lembra o de Munch?

B. Que novo elemento Caulos incorpora a seu quadro?
4.Compare as duas figuras presentes no quadro de Caulos.
A. O que eles tem em comum?
B. No quadro de Caulos,a figura feminina é pendurada por um cabo de aço.como você interpreta essa figura?
5.A figura humana representada no quadro de munch,ao ser deslocada de seu contexto e transposta para a tela de Caulos,ganha um sentido diferente.
A. Por que isso acontece?
B. Interprete o quadro de Caulos: Porque as personagens gritam?
(Atividade retirada do livro didático Linguagem e Códigos p33)

comentando a atividade
A obra de arte de Edvard Munch,mostra ao fundo cores quente que apresenta o céu vibrante que caracteriza o expressionismo,onde que o que interessava para o artista é expressar suas ideias e não um retrato da realidade.A figura humana apresenta características de sofrimento,dor,angustia,possivelmente o artista no momento que estava pintando o quadro queria expressar a sua própria dor ou a dor de alguém bem próximo a ele. A figura sem cabelo,possivelmente para demonstrar um estado precários.Os elementos descritos estão tortos,como se reproduziu um grito pela figura,como se estivesse entortando-se para dar um grito,algo que reproduzisse um “berro bem alto”.Nesta obra quase tudo está torto menos a ponte e as duas figuras que estão no canto. Tudo que se abalou com o grito e presenciada está torto, quem não se abalou supostamente as pessoas que passava por ali ou seus amigos, como descrito acima e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.
A dor do grito está presente não só na personagem,mas também no contexto do quadro,o que chama a atenção que a vida para quem sofre ou passa por um grande problema é vispível nas suas características físicas,o universo fica sem sentido para quem sofre.
No quadro de Caulo,uma reeleitura do quadro de Munch na nossa atualidade.O quadro retrata a angustia possivelmente da mulher,como é viver hoje.O cabo de aço puxando uma mulher obesa e ela gritando pendurada nos faz refletir a falta de liberdade,mostra que a personagem nao tem vida própria,ela é controlado por outra pessoa,como se fosse uma marionete.O grito neste quadro,pode estar relacionado a angustia de viver nos dias atuais. É como se o grito revelasse as tribulações de uma época em que as pessoas,como marionetes,são manipuladas pelos meios de comunicação,consumismo,pelos governantes e outros.tanto o quadro de Munch como de Caulos,nos mostra as duas figuras apavoradas de boca aberta como se estivesse gritando cada uma com a dor de sua época.

2 comentários:

  1. Interessante e bem reflexivo o comentário acima. Em uma de minhas aulas, comentamos que também poderia ser a visão da mulher na sociedade, não como ato de submissão, mas como uma ascensão e o grito seria o desespero do homem ao ver seu papel estático enquanto a mulher começava a ganhar espaço na sociedade, para tanto o cabo de aço que simbolizaria a força e o tamanho da figura feminina, como conquista de espaço.

    ResponderExcluir
  2. A.Que elementos do quadro de Caulos nos lembra o de Munch?

    ResponderExcluir