Projeto Receita Para Mamãe

PROJETO RECEITA PARA A MAMÃE

Tema: Receitas culinárias

Justificativa
 
O tema receita é maravilhoso de se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando se fala de receitas culinárias. Pensando nisso resolvi desenvolver um projeto com receitas na sala de aula com os alunos do terceiro ano do primeiro ciclo da Escola Municipal Coração de Jesus no município de Colniza Mato Grosso. Nesta fase os alunos estão desenvolvendo a leitura e a escrita, trabalhar com texto é fundamental, pois acredito que quanto mais o aluno lê e exercita a escrita melhor ele memoriza e desenvolve seu senso critico. É importante ressaltar que quando digo “ler e escrever” não é colocar o aluno a copiar aqueles textos enormes muitas das fezes sem sentido nenhum para o aprendizado.
Nos conteúdos programados para o ano letivo já vem às tipologias textuais que o professor deve desenvolver durante o ano letivo e uma boa dica para trabalhar textos de instruções é a receita. No entanto o projeto justifica-se em buscar alternativas inovadoras e motivadoras que realmente o aluno sinta-se bem em estudar e aprender levando todo o seu aprendizado e conhecimento no ato de entender e seguir intrusões fazendo na pratica. A prática no cotidiano escolar é de suma importância porque “Quem vê esquece quem pratica relembra”. Na verdade quando o aluno desenvolve a capacidade de interpretar uma receita e executar essa receita na pratica, ele automaticamente entendera que se não saber seguir as instruções seguida ali, sua receita automaticamente dará errada ou vai ser alterada. E isso é importante nesta fase de alfabetação. Alguns conceito e dicas têm que ficar claro para alunos e professores porque cozinhar não é apenas gostoso, não é apenas lúdico: é também educativo.
E os alunos aprendem muito quando cozinham, desenvolvendo conceitos em muitas áreas de conhecimento tanto na área da linguagem, como nas das ciências exata e humana. A atividade favorece o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas.
Sendo assim, o projeto visa trabalhar a interdisciplinaridade com o tema receita culinária e depois de trabalhado na teoria, colocar na pratica o que foi aprendido fazendo as receitas para presentear e homenagear suas mães.

Objetivos
O projeto visa motivar os alunos com um tema diferenciado levando em consideração os itens abaixo:
- Levar o aluno a pesquisar as receitas de tradição de sua família;
- Explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação depois de aberto ou mesmo que fechado, o peso, o símbolo de reciclagem;
- Apresentar as medidas de capacidade, que serão importantes na utilização de qualquer receita. Fazer comparações entre diferentes produtos;
- Apresentar pequenos problemas brincando com os preços, fazendo pesquisas em encartes de supermercados, onde é mais barato, mais caro etc...
- Mostrar que uma receita, tem uma forma de escrita para uma melhor visualização, assim como uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas e o modo de preparo pode ser como um texto narrativo mesmo.
- Trabalhar a receita no concreto para presentear suas mães com a culinária no dia da culminância;
- Homenagear suas mães com um jogral;
- Apresentar o desenvolvimento do projeto através de slide para as mães no dia da confraternização do dia das mães;
                                                                                                    
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Desenvolvimento do projeto

Os alunos entrevistaram os pais para descobrirem quais as receitas de tradição da família, trouxeram para sala de aula e em grupo de cinco alunos listaram todos os ingredientes e fizeram uma pesquisa de mercado para descobrir o valor real de cada ingrediente. Tendo em mãos os valores, classificaram as receitas em: as mais pratica e mais barata. Depois desse processo o grupo escolheu duas receitas e essas receitas foram transcrita em cartazes para ser trabalhada durante a execução do projeto.
Todas as atividades envolviam as receitas,onde os alunos interpretaram,produziram textos, ilustraram os ingredientes, fizeram mercado de compra e venda dentro da sala de aula, desenvolveram situações problemas dentro do cotidiano deles, seqüência numérica, aprenderam medidas, frações, dúzia, sólido e líquido, origem dos alimentos, data de validade e consumo dos alimentos, noções de higiene corporal e com os alimentos e forma de armazenar os alimentos. Depois de ter trabalhado e ter desenvolvido as habilidades necessária fomos para a pratica, onde cada grupo escolheu uma receita para fazer.  

Conclusão
O encerramento das atividades se deu através da culminância, onde as crianças fizeram as receitas na pratica,confeccionaram convites para suas mães, preparou um jogral, livro com as receitas e organizamos um slide com todas as fotos e atividades durante a execução do projeto para presentear as mães.



Anexos

Essas fotos mostram como foram desenvolvidas as atividades e a finalização do projeto.
















Nozeli Camim Fernandes
Alunos turma/2008-EE Bernardino

Um comentário:

  1. Nozeli parabéns, continue sendo esta professora maravilhosa, meu filho não esquece das atividades escolares que vc proporcionou a ele através do projeto de culinária, da dengue. Também acredito no poder de transformação dos indivíduos através da Educação, e penso que o ensino através de PROJETOS é muito significativo para a criança, pois ela aprende participando...no processo

    att, Adriana Germana

    Abraços Educacionais...de Educadora para Educadora....

    ResponderExcluir