APRENDENDO COM TRIÂNGULO E QUADRADO MÁGICO

Estado de Mato Grosso
Escola Estadual Vinicius de Moraes
Quadrado e triângulo mágico   
Professor: Genivaldo Benedito Gomes
Articuladora: Nozeli Camim Fernandes
Relatório de aplicação das atividades: O lógico-matemático

Público Alvo: Alunos do 2º ciclo 3ª fase ao 1º ano do Ensino Médio no período vespertino.
Professor : Genivaldo Benedito Gomes
Articuladora :Nozeli Camim Fernandes
Duração: 30 dias
6 aulas de 60 minutos.

Projeto: Manipulando quadrado e triângulo mágico  
Diretor da escola:Anderson Terres de Oliveira
Coordenador Paulo Fernandes Peres
Disciplina: Matemática

O relatório é parte de um projeto de intervenção pedagógica com objetivo de tornar as aulas de matemática diferenciada do contexto que o aluno tem da matemática. Para isso, resolvemos elaborar atividades utilizando a teoria e o concreto com material manipulado, o quadrado e o triangulo magico. A ideia surgiu após um curso do CEFAPRO em nosso município. O tema quadrado e triangulo magico possibilita ao educando diversas linhas de pensamentos, noções de figuras geométricas e raciocínio logico, assim, propicia ao aluno uma visão de que a matemática não é uma ciência que só aprende com caderno lápis e quadro, ela é uma disciplina divertida e que os mesmo podem aprender de diversas formas entre elas jogos e brincadeiras, para isso o professor de matemática precisa ter visão e deixar fluir a criatividade e imaginação nas aulas visando sempre o aprendizado e não a quantidade de conteúdos. Acreditamos que trabalhar a Matemática a partir das vivências do aluno ou de atividades com o material concreto facilita a aprendizagem, como de fato aconteceu nas atividades propostas dentro da sala de aula, os alunos aprenderam de maneira divertida, despertando o raciocínio logico nos resultados de cada serie dos exercícios. O nosso objetivo na aplicação dessa atividade foi alcançado, e esperamos que a partir dessa iniciativa surjam outras para que nas escolas os nossos alunos passe de mero receptor para tornar-se protagonista do processo de aprendizagem. Entender a lógica não é uma tarefa simples e nem impossível, isso depende de cada um tanto o aluno quanto o professor, se interagindo no processo ensino  aprendizado, neste caso o pensamento positivo ajuda e muito. Como ninguém nasce sabendo, todos tem a oportunidade e capacidade de aprender desde que seja orientado para o seu desempenho. Matemática não é uma tarefa difícil, como temos alunos com a facilidade a raciocínio logico rápido, outro depende de um tempo a mais. O aprendizado da lógica é um processo longo, e não pode fica restrito apenas na sala de aula. Os Jogos de Desafio podem oferecer um desbloqueio despertando o aluno a se aprofundar no estudo de lógica matemática. Como já disse o nosso objetivo foi alcançado, pois a finalidade das atividades era colaborar e despertar o desenvolvimento da capacidade de reflexão lógica. Fazendo com que os alunos possam pensar, desafiar e raciocinar corretamente quando encontram obstáculos. As escolas devem propor sempre atividades de desafio para o educando, pois a vida é um desafio e o ser humano em si aprende com os obstáculos e desafios, no entanto  nós educadores não podemos ficar fora do contexto da vida dos educando, a escola deve abrir as portas para os desafios, afetividades e conhecimento,  acima de tudo a valorização do ser humano. Essa é a educação do século 21 Ciclo de formação humana.
                                                       Professor Paulo Fernandes Peres
                                 ANEXO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
COLNIZA MATO GROSSO
Manipulando quadrado e triângulo mágico  
E-mail institucional-CLN.EE.Vinicius.Mora@seduc.mt.gov.br
Professor Genivaldo Benedito Gomes
Manipulando quadrado e triângulo mágico  
Objetivo  
O objetivo deste projeto é despertar o interesse e o raciocínio lógico, com atividades diferenciadas desafiando o educando na manipulação de quadrados e triângulos mágico.
Conteúdo
Triângulos isósceles, escaleno e equilátero.
Geometria :quadrados e triângulos
Perímetros
Área das figuras
Quebra cabeça
Metodologia
Os exercícios foram passados no quadro e para cada aluno foi distribuído um quadrado e um triângulo magico e números diferentes. Os mesmos manipulam o jogo desafiando o seu raciocínio logico para encontrar os resultados dos exercícios.

Avaliação
A avaliação será feita analisando-se as estratégicas de jogo, as habilidades matemáticas na resolução de cálculos e o tempo utilizado para a resolução da situação problema.













Um comentário:

  1. amei esse projeto estava ai no dia alias eu amo a escola vinicius de moraes estou com saudades!!!

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