1-Observe e compare as duas pinturas a seguir: A primeira é o quadro O grito de (1893),de Edvard Munch (1893-19440,pintor expressionista da transição do século XIX para o século XX;a outra,também chamada O grito,é de Caulos,artista plástico da atualidade.
                                  O grito,de Caulos  
                                                              













                                                    O grito de,Edvard Munch                                                                       


2. O quadro de Edvard Munch foi pintado no final do século XIX. Observe o espaço retratado, a personagem que está em primeiro plano. A personagem central tapa os ouvidos com as mãos e tem olhos e boca bem abertos. Que impressões a personagem e a tela como um todo transmite?

3.Observe agora o quadro de Caulos.Pintado um século depois do de Munch,o quadro de Caulos faz uma "releitura" do quadro de Munch,isto é,cita em seu quadro a tela de Munch.

A.Que elementos do quadro de Caulos nos lembra o de Munch?

B. Que novo elemento Caulos incorpora a seu quadro?
4.Compare as duas figuras presentes no quadro de Caulos.
A. O que eles tem em comum?
B. No quadro de Caulos,a figura feminina é pendurada por um cabo de aço.como você interpreta essa figura?
5.A figura humana representada no quadro de munch,ao ser deslocada de seu contexto e transposta para a tela de Caulos,ganha um sentido diferente.
A. Por que isso acontece?
B. Interprete o quadro de Caulos: Porque as personagens gritam?
(Atividade retirada do livro didático Linguagem e Códigos p33)

comentando a atividade
A obra de arte de Edvard Munch,mostra ao fundo cores quente que apresenta o céu vibrante que caracteriza o expressionismo,onde que o que interessava para o artista é expressar suas ideias e não um retrato da realidade.A figura humana apresenta características de sofrimento,dor,angustia,possivelmente o artista no momento que estava pintando o quadro queria expressar a sua própria dor ou a dor de alguém bem próximo a ele. A figura sem cabelo,possivelmente para demonstrar um estado precários.Os elementos descritos estão tortos,como se reproduziu um grito pela figura,como se estivesse entortando-se para dar um grito,algo que reproduzisse um “berro bem alto”.Nesta obra quase tudo está torto menos a ponte e as duas figuras que estão no canto. Tudo que se abalou com o grito e presenciada está torto, quem não se abalou supostamente as pessoas que passava por ali ou seus amigos, como descrito acima e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.
A dor do grito está presente não só na personagem,mas também no contexto do quadro,o que chama a atenção que a vida para quem sofre ou passa por um grande problema é vispível nas suas características físicas,o universo fica sem sentido para quem sofre.
No quadro de Caulo,uma reeleitura do quadro de Munch na nossa atualidade.O quadro retrata a angustia possivelmente da mulher,como é viver hoje.O cabo de aço puxando uma mulher obesa e ela gritando pendurada nos faz refletir a falta de liberdade,mostra que a personagem nao tem vida própria,ela é controlado por outra pessoa,como se fosse uma marionete.O grito neste quadro,pode estar relacionado a angustia de viver nos dias atuais. É como se o grito revelasse as tribulações de uma época em que as pessoas,como marionetes,são manipuladas pelos meios de comunicação,consumismo,pelos governantes e outros.tanto o quadro de Munch como de Caulos,nos mostra as duas figuras apavoradas de boca aberta como se estivesse gritando cada uma com a dor de sua época.

Bulliyng

Esse teste é pra você descobrir se
pratica o bullying sem saber...
Um teste rápido e fácil,
 que você pode fazer agora mesmo!!!

1) Suas amigas estão querendo tirar sarro de uma colega e pedem que você cole um chiclete na cadeira dela. Sua atitude é

a) Vai lá e faz o que as meninas estão pedindo. E ainda morre de rir ao ver a reação da vítima.
b) Diz às meninas que, se quiserem, elas mesmas que façam, mas não toma nenhuma atitude para tentar impedi-las. No fundo, ainda acha graça.
c) Tenta convencer as garotas de que a ideia é muito de mau gosto. Se não der certo, vai avisar a vítima da armação.

2) Um garoto da escola começa a tirar sarro de uma colega que tirou zero na prova. Enquanto a galera ri, você vê que a menina está quase chorando. O que você faz?

a) Dá risada com os outros colegas, afinal, quem mandou ela não ter estudado direito?
b) Nada, fica na sua.
c) Pede ao garoto para pegar mais leve e, no final da aula, vai conversar com ela e se oferece para estudarem juntas.

3) Uma amiga sua cai como uma banana no meio do pátio e levanta rapidinho. Só você vê a cena. De volta a classe...

a) Você é a primeira a espalhar pra todo mundo o micaço que ela pagou!
b) Você comenta com as amigas mais chegadas e as faz jurarem que não vão contar pra ninguém.
c) Você nem lembra mais do acontecido, afinal, todo mundo cai e não tem nada de mais nisso.

4) Colaram um papel nas costas de um garoto da classe, com a frase "ria de mim, porque sou um bobo". E você com isso?

a) Nada, ué. Uma hora o menino vai perceber e vai entender por que estão zoando tanto ele.
b) Você não entra na brincadeira, mas também não avisa o menino sobre o que está rolando. Afinal, não tem nada a ver com isso.
c) Vai avisar o menino e nem dá bola para as reclamações da galera, que estava achando o máximo tirar uma com a cara do garoto.

RESULTADO DO TESTE

Maioria A
Sim, sim e sim!
Pensa que você acha mesmo engraçado divertir e gozar das outras pessoas.
Você provavelmente faz isso porque nunca parou para pensar em como algumas brincadeirinhas podem magoar o outro.
Então, na próxima vez que for tirar sarro de um colega, tente imaginar como se sentiria se estivesse no lugar dele.
Vai perceber como, em várias situações, a sua atitude está sendo pra lá de inconveniente.

Maioria B
De vez em quando...
 Praticar bullying não é só criar a brincadeira contra um colega.
Só de rir dele você já estará estimulando engraçadinhos a continuarem com isso.
Às vezes você até sente vontade de reagir, mas tem medo.
Nessas horas, vale pensar o seguinte: assim como o amigo está sendo humilhado hoje, você pode ser humilhado amanhã...
E não seria bom se um colega aparecesse para lhe dar apoio?

Maioria C
Não, não e não!
Você é uma garota sensível, que consegue perceber quando uma brincadeira sua ou dos amigos está fazendo o outro sofrer.
E ainda tem coragem o bastante para defender a justiça, custe o que custar.
Sorte de quem conta com a sua amizade, já que você é uma menina sincera e muito dedicada.
Pode ter certeza de que sempre será valorizada por isso!

Diversidade Cultural
Instrumentos Musicais tradicionais de Mato Grosso
Viola-de-cocho
A Viola-de-Cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância.
Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas.
Composição e fabricação
Instrumento se apresenta com cinco ordens de cordas simples. São várias as madeiras utilizadas: para o corpo do instrumento, a Ximbuva e o Sarã; para o tampo, raiz de Figueira branca; e para as demais peças, o Cedro. A viola arma-se com quatro cordas de tripa e uma revestida de metal. Atualmente, as cordas de tripa estão sendo substituídas por linhas de pescar devido à proibição da caça na região do Pantanal e também por causa da durabilidade maior do nylon nesse tipo de linha.
Atualmente existem vários "fazedores" de viola de cocho, como se auto-intitulam os construtores do instrumento. Os principais pólos de fabricação artesanal do instrumento são:
  • Cuiabá (Mato Grosso): ali os principais construtores Caetano Ribeiro e seu filho Alcides Ribeiro, além de artesãos como Manoel Severino, Francisco Sales, Seu Bugre entre outros.
  •  Corumbá (Mato Grosso do Sul): ali a viola de cocho é fabricada artesanalmente por cururueiros como Seu Agripino, Seu Vitalino, Seu Severino e Seu Inacinho.
História
A viola de cocho é fabricada também de outras madeiras, como a mangueira, cajá manga, embiruçu, consideradas madeiras macias, onde proporciona uma excelente ressonância. As cordas são de tripas, normalmente de macacos e ouriços que eram as melhores porém sua durabilidade não era tão boa quanto à linha de pescar. Pois a corda das tripas de animais logo começava a esfarelar e partiam devido o seu ressecamento. A linha de pescar oferece uma ressonância melhor acompanhada do canutilho, a quarta corda de violão.
É endêmico do Pantanal e deu vida aos ritmos pantaneiros: o cururu e o siriri, que são usados para celebrar os folguedos populares onde homens, mulheres e crianças se juntam sob a igualdade de uma cultura que já ultrapassa um centenário.
É usada também em manifestações populares da região, como a dança de São Gonçalo, folião, ladainha, rasqueado limpa banco (ou rasqueado cuiabano), e em festas religiosas tradicionais realizadas por devotos associados em irmandades.
No Brasil, as origens da viola-de-cocho são pouco claras: acredita-se que tenha vindo de São Paulo, acompanhando a expansão bandeirante para a região centro-oeste.
                                                                              


Fonte:  http://www.cultura.mt.gov.b

Reflexão

Vejam como Deus cuida de nós,
quando precisamos dele:
Você diz: - Isso é impossível.
Deus diz: -
tudo é possível. (Marcos 10:27)
Você diz: - Eu já estou cansado.
Deus diz: -
eu te darei descanso. (Êxodo 33:14)
Você diz: - Ninguém me ama de verdade.
Deus diz: -
tu sabes que te amo.( João 21:15) 
Você diz: - Não tenho condições.
Deus diz: - A minha graça te basta (II Coríntios 12.9)
Você diz: - Não vejo saída
Deus diz: Eu guiarei seus passos (Isaías 57:18)
Você diz: Eu não posso fazer.
Deus diz: Você pode fazer tudo. (Filipenses 4.13)
Você diz: - Dói.
Deus diz: - Eu te livrarei da angustia (salmos 90.15)
Você diz: - Não vale a pena.
Deus diz: - Tudo vale à pena (Romanos 8.28)
Você diz: - Eu não mereço perdão.
Deus diz: - Eu te perdoo (I João 1.9 e Romanos 8.1)

  Que Deus te abençoa!!!!!