Projeto :Bullying:Não,Cultive a Paz

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
COLNIZA MATO GROSSO
PROJETO
Bullying: Não,Cultive a Paz
E-mail institucional-CLN.EE.Vinicius.Mora@seduc.mt.gov.br

Elaboração professora nozeli Camim Fernandes
Contribuição: Professores do ensino fundamental, alunos, pais, direção e coordenação pedagógica .

 JUSTIFICATIVA    

Os educandos do nono ano do ensino fundamental apresentam comportamentos que estão ferindo o regimento escolar. Devido a esses comportamentos os professores, articuladora, coordenadores e diretor veja a necessidade de trabalhar o tema bullying nesta turma e nas demais turmas. Buscando alternativas e atividades que desenvolva o tema valor para contribuir no conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel  da escola. Segundo os  PCN’s  “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando tais mudanças de comportamentos. Acreditamos que se levar os problemas da turma em discussão e reflexão podemos amenizar a situação, assim a escola participa e cumpre a missão na construção da cidadania..Este é o nosso compromisso enquanto educadores,buscar alternativas que visa melhorias.

 OBJETIVOS
  • Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização enquanto cidadão e cidadã.
  • Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
  • Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que,vivemos em comunidades e a  boa educação e boas maneiras faz parte da nossa convivência.
  • Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
  • Motivá-lo que a pratica da leitura faz parte da construção do conhecimento de um cidadão e  com o conhecimento é mais difícil de ser manipulados.

DESENVOLVIMENTO
 TEMA : Como posso ser melhor enquanto cidadão
 Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.

Tema :Bullying
 Visa a incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre os estudantes. Busca despertar a escola, família e sociedade para a existência desse problema e suas conseqüências, objetivando atender ao direito de toda criança e adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças.
Tema: Tudo posso se eu acreditar
Mostrar aos educados que eles são seres únicos e repletos de capacidades, precisam acreditar mais em si, pois tudo podemos quando acreditamos e lutamos para aquele sonho ou objetivo ser alcançado.

PERÍODO: agosto, setembro, outubro e dezembro de 2010

SUBTEMAS:
Agosto: reunião: pais, alunos, professores, coordenação, secretária e diretor.
Convivência Regras (regimento escolar)
Setembro – bullying ,Solidariedade, Cooperação, palestras e reunião com pais alunos e professores.(segunda quinzena)
Outubro – motivação, filme mãos talentosas.
Apresentação de trabalhos
Novembro: igualdade e diferença-respeito á diferença
20 de novembro- apresentação de teatro, música, manual (panfletos), cartazes, painel e slide referente ao tema.
Dezembro: Justiça, Verdade, Honestidade Amizade, amor, afeto.
Confraternização (amigo secreto)

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens, fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
.comportamento, respeito e convivência
· Debate sobre bullying e palestra com um profissional capacitado·
. Produção de texto
. Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre bullying)
· Redigir folder sobre o assunto
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas
· Amigo Anjo, correio elegante.
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens.
· filme
.slide
.seminários
. Reunião no coletivo: pais, alunos e professores.
.Leitura e discussão do regimento escolar na turma
Setembro- bullying ,Solidariedade, Cooperação, palestras e reunião com pais alunos e professores.(segunda quinzena)
 Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto de nós.
.palestra
.pesquisa
.leitura
.produção e interpretação de texto
.dinâmicas
.tangaran
.Gráficos
.Meio ambiente; recursos naturais e outro
.Espaço geográfico
.Confecção de cartazes mural e outro
.Jogos
.Violência e guerras
.Necessidade da paz
.Motivação, filme mãos talentosas
.Apresentação de trabalhos
.Síntese do filme
.Rochas
.Comportamentos
.Criatividade
.Igualdade e diferença-respeito á diferença.
20 de novembro- apresentar um teatro, musica, manual, cartazes, painel e slide  referente ao tema
. Justiça, Verdade, Honestidade Amizade, amor, afeto.
.Confraternização (amigo secreto)
· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de panfletos.
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido
· Simulado sobre os temas propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas.
· Visitas
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios

 DURAÇÃO mês de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro

 Recursos

·         Humanos
·         TV
·         Data show
·         Pen drive
·         Apostilas
·         Livros
·         Filmes
·         DVD
·         Pesquisa no laboratório de informática
·         Regimento escolar
·         Papel
·         Pincel atômico
·         CD
·         Material reciclável
·         Mural
·         Mapas
·         Internet

SUGESTOES PARA COMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO:
TEXTOS OU ARTIGOS
·        
AVALIAÇÃO
Após cada tema, e na segunda quinzena de cada mês haverá um debate para ver o que os alunos aprenderam o que mudou o que poderá mudar. Depois do debate cada aluno poderá ver suas progressões com o professor de cada disciplina no seu relatório sua ficha de desempenho. Durante o mês o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto avaliação.

CULMINÂNCIA
Ao termino do ano haverá uma festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados no projeto.
Haverá também a postagem no blog da escola e publicação do relatório do projeto em site da educação como, por exemplo, CEFAPRO e SEDUC.



Lista do material necessário para o desenvolvimento das atividades

Camurça :vermelho,branco,verde,azul e amarelo    
5 folhas de cada cor
Filme
Mãos Talentosas
Cartolina
10

Pacote de pirulito
03

Caixa de bombom
03

EVA
2 uma de cada cor



REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA

Bullying:cartilha 2010- Justiça nas escolas. Disponível em:
bullying não é brincadeira-Portal do professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário